
Bom, talvez agora sim posso me dizer completamente preparada para falar sobre esse assunto afinal trabalho como vendedora a quase 2 anos.
E ao longo desse tempo passei por muitos situações, muitas felizes, algumas tristes e razoalvemente estressantes.
Vou se sincera, que trabalhar com público não é nada fácil, pois são pessoas diferentes com gostos de diferentes, cada uma com suas manias, formas de falar e agir.
Claro que ao longo desse tempo, temos casos extremamente engraçados. Clientes que perguntam coisas obvias, outros coisas nada a vê.
Vender também requer muita paciência, ao longo desse tempo percebi que existe não somente alguns perfis de clientes, mas sim centenas destes.
Tem o famoso cliente '' caroço '', aquele super conhecido, que olha tudo, pergunta quase tudo e não leva nada.
O curioso, o que não tem quase nada pra fazer da vida, é super indeciso e muitas vezes não tem nenhuma intenção de comprar.
Tem o cliente família, acha que loja é local de encontro e se reune com todos, como se estivessem em um aquário ou museo... esses também na maioria das vezes acabam não comprando.
A claro, sem esquecer, ao longo desses anos, muitas crianças, esses são uma mistura de caroço com curioso... querem mexer em tudo, saber de tudo e não compram. Pois seus recursos financeiros estão somente disponibilizados através de seus pais.
Você nessa profissão tem que ser meio psicólogo também, pois encontra ao longo dos dias dezenas de clientes querendo contar sobre a vida e as novidades que acontecem diariamente, as vezes foge demais do foco da venda, porém tem uma vantagem nisso.
Cliente gosta de atenção, ainda mais pessoas de idade.Conversando é que você ganha a confiança do cliente, ele pode não comprar hoje, mas tenha a certeza que ele volta. Isso é comprovado e posso dizer por experiência própria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário